CEDER PARA VENCER

É aprender a respeitar seu semelhante com o mesmo respeito e sinceridade que faz no cumprimento do Judô. É aprender a ser humilde, com a mesma humildade quando se faz os amortecimentos de quedas, caindo para se levantar. É aprender a ser perseverante, com a mesma perseverança com que se pratica o treinamento para aperfeiçoar as técnicas. É aprender a ser justo com seus companheiros, com a mesma justeza necessária que deve ter o seu corpo para aproveitar o momento exato de desequilibrar seu oponente. É aprender a ser firme, com a mesma firmeza das suas técnicas de projeção, para…

0 Comentários

CARACTERÍSTICAS DE UM TREINADOR

Texto extraído do livro "Judo for the West" de autoria de G. R. Gleeson,  ex National Coach to the British Judo Association.  A primeira tarefa do treinador de Judô é aprender a apresentar seus conhecimentos a seus alunos da melhor forma possível. Tem que dominar sempre um método de ensino definido no qual o treinador tenha confiança.  Que é o que forma um treinador? Ou em outras palavras, o que devem os alunos verem nele? Tentarei fazer uma lista. 1. Tem que ser um bom exemplo em todos os aspectos. Não só no que ensina dentro do esporte, como também…

0 Comentários

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS BENEFÍCIOS DO JUDÔ

O Judô é uma forma ideal d educação física e moral. O Judô é o princípio da melhor utilização do corpo, da mente, do espírito. A mente e o corpo trabalham juntos, coma mesma finalidade. Por isso, cultivar o corpo também é trabalhar a mente em disciplina, em reflexos e reações, em atitudes positivas, em decisões corretas e em um prudente livre arbítrio. Corpo e mente trabalham juntos na saúde espiritual e nas emoções, na unidade da harmonia física e mental. Não basta estimular e alcançar metas de velocidade, força, resistência, agilidade, flexibilidade e uma condição cardiovascular. O Judô é…

0 Comentários

AS VINTE REGRAS PARA UM TREINAMENTO CONTINUADO

Nunca minta. Nunca se esqueça e ser grato a DEUS. Nunca se esqueça de ser grato aos pais. Nunca se esqueça de ser grato aos professores. Nunca se esqueça de ser grato aos companheiros. Não faça nada para ofender aos deuses, aos budas e aos idosos. Não aja com má vontade para com as crianças. Não aborreça os outros com seus problemas. Não há lugar no Caminho para a raiva e a ira. Não se regozije com o infortúnio alheio. Faça o melhor que puder para fazer o que é melhor. Não vire as costas aos outros para só pensar…

0 Comentários

A INFLUÊNCIA DA SAUDAÇÃO AO PARCEIRO NA FORMAÇÃO DO JUDOCA

OBS.: Este artigo não é de minha autoria. Desconheço o autor.  Reverencie seu parceiro de treino porque este representa as trocas sociais que necessita para seu crescimento ao mesmo tempo que reconhece o desprendimento deste em ceder-lhe seu corpo para que possa treinar. A importância desse entendimento desde cedo é passada a todos os frequentadores do local de treinamento, criando uma relação de grande fraternidade entre atletas. O objetivo comum é o desenvolvimento de todos os princípios preconizados pela filosofia do Judô para fortalecer a sociedade judoísta como um todo para posteriormente os atletas se beneficiarem individualmente desse fortalecimento. Quando…

0 Comentários

PROJETO PEDAGÓGICO

Um bom projeto pedagógico se organiza em torno de 4 grandes princípios: 1) Dar à criança um conhecimento de Judô que corresponda às suas capacidades fisiológicas e sobretudo psicológicas; 2) Contribuir para o seu desenvolvimento psicomotor visando uma adequação corporal. Será dada prioridade: - à resistência e à coordenação; - melhoria do domínio do próprio corpo (esquema corporal, lateralização, destreza); - os deslocamentos sobre o tatame e colocação em relação ao parceiro; 3) Tornar a criança autônoma; 4) Dedicar uma importante parcela ao jogo. A criança deverá descobrir o prazer em praticar Judô. "Não fazemos pequenos especialistas e procuramos entre…

0 Comentários

O REFLEXO NO JUDÔ

Uma das partes que temos que levar em consideração nesse esporte é o reflexo ou velocidade de reação. Esse reflexo no Judô é muito importante e depois de algum tempo de prática torna-se quase que automático.  Existem, porém situações ou condições nas quais o reflexo se tornará um pouco lento. Podemos considerar nove casos a saber: 1) O praticante de Judô, se principiante, terá muita dificuldade em obter reflexo; 2) A dificuldade será maior ainda se o judoca estiver cansado física ou mentalmente; 3) Se o judoca se distrair, o reflexo será praticamente nulo; 4) Se estiver emocionalmente abatido, o…

0 Comentários

A FILOSOFIA ZEN

O verdadeiro valor expressado em qualquer forma de arte, seja música, pintura, escultura ou Judô é que sua meta seja totalmente atingida pelo praticante, dando-lhe assim plena satisfação. Temos que considerar no Judô a parte mental. De nada adiantará havermos dominado totalmente a parte técnica se não houvermos dominado a parte mental. Isso é importante tanto para os principiantes como para os mais avançados. O segredo do Judô está na serenidade do espírito. O judoca deverá ter reflexos para qualquer situação, deverá sempre ter uma resposta automática a todo ataque pois, às vezes não há tempo para pensar. O reflexo…

0 Comentários

ENSINAMENTO DO JUDÔ.

O valor do ensinamento do Judô será avaliado pelas contribuições ao bem-estar do praticante e também ao bem-estar de todos os cidadãos em geral. É comumente compreendido que o Judô procura aprofundar nossa faculdade de julgar e sabedoria para desenvolver nossa personalidade. Embora essa noção seja bastante abstrata e sirva aos praticantes somente como um ideal a ser atingido. O professor de Judô tem a obrigação de ensinar não apenas as técnicas mas também os princípios éticos e a sua filosofia tradicional que deveriam ser trabalhadas na teoria e na prática. Muitos professores jovens são virtualmente ignorantes sobre a filosofia…

0 Comentários

UMA BREVE HISTÓRIA DO JUDÔ

A história do Judô é admirável. Em 1877, mestre JIGORO KANO, era então estudante da Universidade Imperial de Tóquio, se interessou pelo Jiu-Jitsu que naquele tempo estava em decadência. Estudou vários estilos com diversos professores. Em 1880 JIGORO KANO forma-se em Filosofia, Economia e Ciências Políticas. Sua tese de formatura foi a adoção do Judô como o uso mais eficiente da energia física e mental.  Em 1882 JIGORO KANO cria o Judô, este esporte que é, hoje em dia, praticado pelos povos de todas as partes do mundo tendo milhões de adeptos.   Funda a sua escola a que deu o…

0 Comentários

Fim do conteúdo

Não há mais páginas para carregar