Texto extraído do livro “Judo for the West” de autoria de G. R. Gleeson, ex National Coach to the British Judo Association.
A primeira tarefa do treinador de Judô é aprender a apresentar seus conhecimentos a seus alunos da melhor forma possível. Tem que dominar sempre um método de ensino definido no qual o treinador tenha confiança.
Que é o que forma um treinador? Ou em outras palavras, o que devem os alunos verem nele? Tentarei fazer uma lista.
1. Tem que ser um bom exemplo em todos os aspectos. Não só no que ensina dentro do esporte, como também no que não é Judô, pois ele é a personalidade de um esporte.
2. O seu exemplo é importante, não só nos aspectos mais sociais, como também nos mais mundanos. Deve estar sempre limpo e asseado e ir vestido corretamente com um traje impecável.
3. Sua postura deve ser correta e ativa, de forma que pareça interessado naquilo que vai fazer. Uma postura negligente e descuidada indica normalmente uma atitude negligente e, por conseguinte, um nível de ensino diferente.
4. Tem que estar interessado evidentemente em um curso, o que pode conseguir de diversas maneiras, entre elas falar com todo mundo (aprendendo, se possível seus nomes) para que cada uma parte possa constituir um pedaço de um todo. Deve criar um bom ambiente para que os alunos não tenham dificuldade de fazer perguntas.
5. Tem que ser consciente. Deve estabelecer certas atitudes e mantê-las. Desaprovar a falta de pontualidade, deve criticar qualquer um que não seja pontual, inclusive a si mesmo se preciso.
6. Tem que confiar em si mesmo, e a melhor forma de ter confiança em si mesmo é saber o que vai explanar. O treinador nunca deve- ria deixar de aprender sobre sua matéria ou sobre qualquer coisa relacionada a ela.
7. Tem que ser original, ou pelo menos parecer. Não deve copiar o estilo de ensinar de outros. Pode “plagiar” ideias e métodos, mas deve modificá-los para adaptá-los a condições concretas, acrescentando ingredientes originais de sua própria concepção. Desta forma conseguirá uma melhoria constante.
Não esquecer que a atitude do treinador em relação ao seu esporte, e até certo ponto de vista a respeito de sua vida, se refletirá em seus alunos. É sua responsabilidade moral conseguir que essa imagem refletida seja a melhor possível.