ENSINAMENTO DO JUDÔ.

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O valor do ensinamento do Judô será avaliado pelas contribuições ao bem-estar do praticante e também ao bem-estar de todos os cidadãos em geral.

É comumente compreendido que o Judô procura aprofundar nossa faculdade de julgar e sabedoria para desenvolver nossa personalidade. Embora essa noção seja bastante abstrata e sirva aos praticantes somente como um ideal a ser atingido.

O professor de Judô tem a obrigação de ensinar não apenas as técnicas mas também os princípios éticos e a sua filosofia tradicional que deveriam ser trabalhadas na teoria e na prática. Muitos professores jovens são virtualmente ignorantes sobre a filosofia do Judô. O professor terá então obrigações éticas como professor e como cidadão.

Como professor, tem a responsabilidade de ensinar não somente as técnicas de Judô como também deverá ser perito em relações humanas, esforçando-se para compreender cada um de seus alunos como seres humanos. Deverá formular sua própria filosofia para o ensinamento do Judô e deverá reavaliar continuamente seus próprios métodos de ensinamento, suas próprias técnicas, suas próprias atitudes para melhorar o ensino do Judô. 

Seu próprio desenvolvimento físico e mental é relação necessária entre os dois professor e aluno. O professor deverá seguir essas normas e deverá guiar seus alunos a segui-las e também insistir para que eles sejam sempre unidos fazendo parte de um todo. Desse modo o professor mostrará que reconhece seus deveres e responsabilidades, não somente para o Judô mas também para a sociedade.

Os professores de Judô deverão manter um alto padrão de conduta entre eles e isso é extremamente importante.

O professor poderia servir mais eficientemente a sua comunidade quando suas relações com outros professores são caracterizadas pela compreensão, respeito e apoio mútuos. Uma coisa importante é que nenhum professor deverá relevar-se quando fizer um intercambio ou aumentar o seu valor perante os outros. Isso não quer dizer que o professor não possa avaliar abertamente o trabalho de outros professores mas deverá reexaminar constantemente suas ações para determinar se suas palavras e atos foram de encontro ao espírito do Judô. Deverá também reconhecer que quaisquer críticas que fizer, deverão ser dirigidas às autoridades e não comentá-las com seus alunos.

Os professores de Judô deverão respeitar-se uns aos outros, aos seus discípulos e aos mais graduados.

Essencialmente, o professor deverá proceder de tal modo que suas ideias não reflitam somente sobre seus próprios alunos, seus próprios colegas, seu Sensei, seu clube, organizações nacionais e internacionais sobre o esporte e em si mesmo e, naturalmente, sobre a humanidade.

O professor e alunos agindo desse modo estarão mostrando sua apreciação e seu amor pelo Judô.

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