ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS BENEFÍCIOS DO JUDÔ

You are currently viewing ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS BENEFÍCIOS DO JUDÔ

O Judô é uma forma ideal d educação física e moral. O Judô é o princípio da melhor utilização do corpo, da mente, do espírito.

A mente e o corpo trabalham juntos, coma mesma finalidade. Por isso, cultivar o corpo também é trabalhar a mente em disciplina, em reflexos e reações, em atitudes positivas, em decisões corretas e em um prudente livre arbítrio.

Corpo e mente trabalham juntos na saúde espiritual e nas emoções, na unidade da harmonia física e mental. Não basta estimular e alcançar metas de velocidade, força, resistência, agilidade, flexibilidade e uma condição cardiovascular.

O Judô é aquela estrutura física que promove e ensina valores como honestidade, paciência, perseverança, respeito, urbanidade, civismo, autocontrole, que constituem o caráter moral do praticante de Judô.

Entre as faculdades desenvolvidas pelo praticante de Judô existem três que na realidade, pela sua estrita interdependência, forma uma única.

A paciência, a perseverança e a resistência, têm em um, três aspectos, uma só realidade que nós podemos chamar a “presença consciente”. No oposto a essa presença se encontra a ausência inconsciente. Essa ausência do inconsciente tem ela também, três aspectos: a inconstância, a fraqueza e a falta de confiança!

Aquele que entra pela primeira vez numa sala de Judô, e vem por motivos muitas vezes diferentes. O que deveria ser perguntado ao aluno: “por que você veio para o Judô”?. Isso é necessário porque é bom para que o aluno tome consciência dos verdadeiros motivos de seu comportamento. As respostas variam segundo as necessidades de cada um.

Mais a maior parte vem para vencer um complexo de inferioridade devido à fraqueza física ou à excessiva sensibilidade. A maioria está aí para compensar suas inferioridades físicas ou imaginárias. Em uma palavra eles procuram vencer o medo neles. Mas isso é mais fácil de dizer do que fazer.

Esse corpo ético é que o judoca leva para prática não somente no dojô, mas também frente aos seus professores, companheiros, bem como no curso de sua vida diária com sua família e demais pessoas que o rodeiam.

O controle maduro das emoções permite atuar co adequado temperamento e caráter.

A saúde é manifestada como uma expressão integral e harmônica, e essa dualidade se obt´rm através da prática eficaz de uma metódica cultura física.

Enfim, o Judô se resume em dois aforismos: máximo de eficiência com o mínimo de esforço e bem-estar e benefícios mútuos.

Assim alicerçado em seus múltiplos aspectos tem o Judô interessado sobre maneira aos povos de todas as partes, sendo atualmente praticado em todos os continentes contando com milhões de adeptos em todo o mundo.

Deixe um comentário